Tratamentos

Consulta do dentista

As consultas regulares ao dentista são uma parte essencial de uma boa higiene oral. Indique ao dentista se sofre ou se já sofreu de algum sintoma ou problema oral invulgar entre as consultas.

Clorohexidina

A Clorohexidina é um ingrediente ativo de alguns elixires desenvolvidos para tratar a doença das gengivas. Estes elixires funcionam eliminando a placa bacteriana que provoca a doença das gengivas e oferecem proteção contra a sua fixação nos dentes e nas gengivas.

Há mais de 30 anos que os dentistas recomendam elixires com clorohexidina para tratar a doença das gengivas.

Destartarização

A destartarização é a eliminação da placa dentária para reduzir e evitar a inflamação das gengivas e, consequentemente, a doença das gengivas. Só deverá ser realizada por dentistas ou higienistas orais.

Se sofre de gengivite, o seu dentista ou higienista oral fará uma limpeza em profundidade utilizando um instrumento especial e polirá os dentes com uma pasta arenosa.

Se a doença das gengivas progredir para uma periodontite, poderá ser necessária uma limpeza maior ou curetagem para remover a placa e o tártaro das bolsas que se formaram. Para isso, terá que realizar várias consultas ao dentista ou ao higienista. Poderá ser necessário anestesiar as gengivas antes da destartarização, sendo possível que sinta algum desconforto após o tratamento. O dentista ou higienista controlará o tamanho das bolsas durante os meses seguintes para assegurar-se que o tratamento foi satisfatório e a periodontite não se agravou.

Outros tratamentos

Se a periodontite for mais grave, as bolsas podem ser demasiado profundas para que o dentista ou higienista as limpe simplesmente através de uma destartarização. É possível que seja necessária uma cirurgia. O dentista pode encaminhá-lo/a para um periodontista, um dentista especializado em periodontite. Este profissional fará uma limpeza mais extensa e aprofundada, juntamente com outros ajustes no tratamento.